08/12/2025
04:10:50 PM
A 17ª edição do programa estadual chega a 66 cidades paulistas com foco na literatura afro-brasileira. Atividades gratuitas de leitura e música integram a iniciativa e são promovidas pelo Instituto Jatobás.
A Biblioteca Pública de Pardinho, localizada no Centro Max Feffer Cultura e Sustentabilidade e administrada pelo Instituto Jatobás, foi uma das 66 selecionadas no estado de São Paulo para sediar a 17ª edição do programa Viagem Literária, promovido pelo Governo do Estado. O projeto, que circula por municípios paulistas desde 2008, promove o acesso à literatura brasileira contemporânea por meio de ações gratuitas e encontros com escritores e contadores de histórias.
Com isso, no próximo dia 29 de agosto (sexta-feira), a Biblioteca Pública de Pardinho “Emanuel Sartori da Rocha” recebe duas sessões do espetáculo “A mentira da verdade”, da Cia. Mandingueiras da Pracinha: às 9h e às 14h, com entrada gratuita. A atividade faz parte do Módulo Contação de Histórias e é indicada para todas as idades.
“Fazer parte do Viagem Literária é um reconhecimento do trabalho que a Biblioteca de Pardinho vem realizando ao longo dos anos. A ação amplia nosso compromisso com a leitura, a cultura e o fortalecimento das identidades através da literatura”, destaca Rosane Voss, Bibliotecária no Instituto Jatobás.
A Biblioteca Pública de Pardinho se consolidou como um polo de conhecimento e cultura, referência para escolas, educadores e serviços da rede de assistência social da cidade. Mais do que um espaço para leitura, é um centro de aprendizagem contínua, formação cidadã e desenvolvimento de competências essenciais para os desafios atuais. Com acervo físico e digital disponível na plataforma BibliON, o espaço reúne livros, histórias em quadrinhos, brinquedoteca, área de estudos, contação de histórias, oficinas e uma programação artística, educativa voltada a todas as idades e muito mais, tudo gratuitamente.
Cada título é cuidadosamente selecionado para estimular o hábito da leitura em todas as fases da vida, fazendo da biblioteca um organismo vivo que dialoga com a comunidade e acompanha suas transformações.
A Cia. Mandingueiras da Pracinha
Formada pelas artistas Paula Castro e Camila Signorini, a Cia. Mandingueiras da Pracinha atua há mais de oito anos com narração de histórias, brinquedos e brincadeiras populares, vivências culturais e intervenções artísticas. A dupla parte das referências da capoeira Angola, da tradição oral e das manifestações da cultura popular brasileira para criar experiências narrativas que dialogam com diferentes públicos e faixas etárias.
O espetáculo “A mentira da verdade” promete envolver o público em uma experiência sensível e reflexiva, por meio da oralidade e da performance poética.
Uma jornada pela literatura afro-brasileira
A edição de 2025 do Viagem Literária tem como tema central a literatura afro-brasileira, destacando vozes que abordam desde os ecos da história colonial até expressões de identidade, cultura e resistência. O programa busca valorizar a diversidade literária, promover o debate e aproximar o público das múltiplas narrativas que compõem o panorama contemporâneo da literatura no Brasil.
Desde sua criação, o programa já passou por mais de 230 municípios, somando 3.600 ações culturais e alcançando mais de 364 mil pessoas. Em sua 17ª edição, além de contações de histórias, o Viagem Literária também realizará encontros com escritores em diferentes regiões do estado.
“Mais do que uma apresentação, essa ação é um convite para que a comunidade se reconecte com o universo literário de forma criativa e transformadora”, conclui Rosane.
Serviço
Programa Viagem Literária com apresentação do espetáculo “A mentira da verdade”
Quando? Dia 29 de agosto
Sessões: 9h e 14h
Entrada gratuita
A Biblioteca Pública de Pardinho está localizada no Centro Max Feffer Cultura e Sustentabilidade que fica na Praça Ademir da Rocha, s/n.
Para saber mais, acesse: @centromaxfeffer ou institutojatobas.org.br/centro-max-feffer
Sobre o Instituto Jatobás
Desde 2005, promove o acesso à cultura, administra espaços culturais e desenvolve trilhas formativas voltadas à geração de renda e capacitação para o mercado de trabalho. Atua no município de Pardinho (SP), berço da música caipira brasileira, e nas áreas vizinhas na APA do Aquífero Guarani, contribuindo para o fortalecimento sócio-econômico da região através da educação, da cultura e de práticas regenerativas.
Fonte: https://viasdigitais.com.br/
Compartilhe