09/30/2025
02:32:00 PM
Programação reúne artistas, público e saberes populares em homenagem às tradições da região.
O Centro Max Feffer Cultura e Sustentabilidade abre outubro com uma programação dedicada à valorização da cultura raiz, reunindo música, dança, histórias e memórias que atravessam gerações. Em diferentes formatos, de apresentações intimistas a grandes encontros coletivos, a tradição caipira ganha vida e se conecta com novas plateias, em atividades que dialogam com a educação, a arte e o resgate de identidades culturais.
Causos e violas com Bob Vieira
Abrindo a programação, no dia 3 de outubro (sexta-feira), às 14h, o violeiro e contador de histórias Bob Vieira apresenta o espetáculo “Causos e Violas”, voltado especialmente ao público 60+. Inspirado em nomes como Cornélio Pires e Teddy Vieira, o músico mistura causos divertidos com modas de viola tradicionais, sempre convidando a plateia a interagir, contar histórias e cantar junto.
Com 64 anos, mais de 40 dedicados à viola caipira, dois livros e dois CDs publicados, Bob Vieira é educador musical pela UFSCar e reconhecido por sua atuação em escolas, entidades e projetos de difusão da cultura tradicional.
Baile de Tuia
Na noite seguinte, 4 de outubro (sábado), das 19h às 22h, o Baile de Tuia promete reunir famílias e amigos em um encontro acolhedor, comandado por Silvana do Nino e Sérgio Vieira, com a hospitalidade de Carlos Bino e Cidinha como casal anfitrião. A música ficará por conta de Fernando Gaiteiro e Banda e Sergio Augusto. Para completar a experiência, haverá cortesia de paçoca de pilão, café e bolo de fubá.
É importante lembrar que não será permitido o consumo de bebidas alcoólicas nos espaços do Centro Max Feffer, nem a entrada de pessoas alcoolizadas.
Café & Viola
No domingo, 5 de outubro, às 9h, é a vez do tradicional Café & Viola, que desta vez contará com as duplas Guilherme e Leonardo e Julia e Beatriz. A receita é simples e acolhedora: café fresquinho, música de qualidade e entrada gratuita, criando um ambiente perfeito para começar o dia em sintonia com a cultura caipira.
Cinema na praça
No dia 18 de outubro, às 18h, a praça externa do Centro Max Feffer recebe a exibição gratuita do clássico “O Corintiano”, de Mazzaropi. A sessão é uma parceria com o Cineclube Paratodos e o Instituto e Museu Mazzaropi, fortalecendo o vínculo entre a cultura caipira e a sétima arte.
Exposição “Mazzaropi em: O Jeca na Cuesta”
Complementando a programação, segue em cartaz até 9 de novembro no Museu Tião Carreiro, dentro do Centro Max Feffer, a exposição “Mazzaropi em: O Jeca na Cuesta”, realizada em parceria com o Instituto e Museu Mazzaropi. A mostra convida o público a percorrer três espaços interativos: uma galeria de fotos de cenas de filmes cedidas pelo Instituto e Museu Mazzaropi e relacionadas à trilha de Tião Carreiro; uma sala de cinema montada dentro do museu com a exibição do filme “Jecão, um fofoqueiro no céu”; e uma réplica de casa de taipa, construída artesanalmente com a participação das crianças do Programa de Iniciação Artística do Centro Max Feffer Cultura e Sustentabilidade.
“Essa programação de outubro é um convite para celebrar nossas raízes. São momentos que unem gerações, fortalecem o vínculo com a cultura caipira e transformam o Centro Max Feffer em um espaço vivo de memória, educação e arte”, destaca Patricia Ceschi, gestora do Centro Max Feffer.
Serviço – Programação de outubro no Centro Max Feffer
03/10, às 14h – “Causos e Violas” com Bob Vieira (60+)
04/10, das 19h às 22h – Baile de Tuia com Silvana do Nino, Sergio Vieira, Fernando Gaiteiro e Banda, Sergio Augusto. Cortesia: paçoca de pilão, café e bolo de fubá.
05/10, às 9h – Café & Viola com as duplas Guilherme e Leonardo e Julia e Beatriz. Entrada gratuita.
18/10, às 18h - Cinema na praça com a exibição do filme “O Corintiano”, de Mazzaropi.
Até 09/11 – Exposição “Mazzaropi em: O Jeca na Cuesta” no Museu Tião Carreiro (Centro Max Feffer).
O Centro Max Feffer Cultura e Sustentabilidade fica na Praça Ademir Rocha da Silva, S/N. O horário de funcionamento é de terça a domingo, das 8h às 18h, e aos sábados, das 8h às 17h. O telefone para contato é o (14) 99879-2760.
Para mais informações e conferir a programação completa, acompanhe as redes sociais oficiais @centromaxfeffer ou acesse o site institutojatobas.org.br
Sobre o Instituto Jatobás
Com 20 anos de atuação, o Instituto Jatobás é uma organização que promove o acesso à cultura e desenvolve programas voltados para geração de renda e capacitação para o mercado de trabalho. Por meio de suas iniciativas, o Instituto fortalece a autoestima e as habilidades socioemocionais dos participantes, especialmente em contextos de vulnerabilidade social, capacitando-os para se tornarem protagonistas em suas comunidades.
Na região, o Instituto é responsável pela gestão do Centro Max Feffer e Fazenda dos Bambus.
Sobre o Centro Max Feffer
Localizado em Pardinho (SP), o Centro Max Feffer é um espaço voltado à promoção da cultura, educação e desenvolvimento sustentável, mantido pelo Instituto Jatobás. Erguido em uma praça pública cedida pela Prefeitura Municipal, o prédio chama a atenção pela arquitetura sustentável, com cobertura de bambu e projeto da arquiteta Leiko Motomura, que lhe rendeu o reconhecimento internacional por meio da certificação LEED (Leadership in Energy and Environmental Design), concedida pelo United States Green Building Council. Em 2009, o edifício também recebeu menção honrosa na 8ª Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo.
Com uma agenda cultural diversa e integradora, o Max é um dos principais polos de fortalecimento das redes culturais da região da Cuesta Guarani.
Compartilhe